Páginas

sábado, 30 de agosto de 2014

Curiosidade: Vinte anos da morte de Linus Pauling

Boa noite, leitores! Hoje iremos falar sobre a morte de um dos maiores químicos de todos os tempos, como muitos o consideram na comunidade científica. No último dia 19 de agosto, passaram-se 20 anos da morte de Linus Pauling. Seus feitos durante o século 20 foram de extrema importância para os estudos da Química moderna. A matéria de hoje irá revisitar brevemente a história desse fabuloso pesquisador, que se manteve ativo até o momento de sua morte.

Nascido dia 28 de fevereiro de 1901, em Portland, nos Estados Unidos, Linus Carl Pauling foi um dos maiores e mais versáteis cientistas dos últimos tempos, por seus trabalhos relacionados a diferentes áreas científicas, principalmente na área da química. Formou-se em engenharia química, em 1922, na Universidade Estadual de Oregon e, mais tarde, especializou-se em química no Instituto Tecnológico da Califórnia (Caltech), onde lecionou e pesquisou. 

Linus Carl Pauling
Na década de 30, com o desenvolvimento do modelo atômico de Rutherford - visto na matéria anterior sobre o desenvolvimento da radioatividade - estudou a natureza das ligações químicas, considerado como sua maior contribuição para a comunidade científica. Em 1939, publicou o livro "The Nature of Chemical Bond" (A Natureza das Ligações Químicas), onde explica a formação, estabilidade e comportamento das moléculas pela Teoria da Ligação de Valência, proposta através de seus estudos.

Imagem do livro "The Nature of the Chemical Bond".
Em 1954, recebeu o Prêmio Nobel de Química pela publicação de sua obra em 1939 e, mais tarde, em 1962, ganhou o Prêmio Nobel da Paz por sua participação em manifestações contra o uso de armas nucleares e testes nucleares.

Outro estudo de destaque de Pauling foi na área da biologia molecular, com a redescoberta da Vitamina C, em 1967, e sua importância na cura de doenças infecciosas.

Em 1973, fundou o Instituto de Medicina Ortomolecular, na Califórnia, que mais tarde foi nomeado como Instituto Linus Pauling de Ciência e Medicina, onde foi diretor de pesquisa até o resto de sua vida. Linus Carl Pauling morreu em 19 de agosto de 1994, e foi um pesquisador ativo até o fim.

Pauling, por trás de suas pesquisas, era considerado um grande pensador, pois se preocupava mais em entender, explicar, prever e, só depois, se preocupar com a matemática de um fenômeno.

Referências:
- http://www.cdcc.usp.br/quimica/galeria/pauling.html
- http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/LinusCPa.html

2 comentários:

  1. Muito bacana seu Blog Daniel, parabéns! Depois da uma olhada no meu também. Um abração!

    http://tiabolicionista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por opinar, Werther! Irei dar uma olhada sim.
      Um abração!

      Excluir