Páginas

domingo, 23 de novembro de 2014

[EVENTO] 2º dia do III Simpósio Integrado da Graduação e da Pós-graduação em Química

Boa tarde, leitores! Peço desculpas pela ausência e demora para completar a matéria sobre o III Simpósio Integrado da Graduação e da Pós-graduação em Química. Hoje iremos falar sobre o segundo dia (30/10) do evento.



O segundo dia começou com uma mesa redonda, às 8h, apresentando o tema "Profissional da Química: qual sua expectativa?". A mesa contou com diversos profissionais da área de química, cada um com 30 minutos para apresentação de discussões. A composição da Mesa: Profª. Drª. Solange Cadore - Instituto de Química da UNICAMP - que possui graduação em Bacharelado em Química com ênfase em Tecnologia, pela UFRGS, em Licenciatura em Química, também pela UFRGS, mestrado e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas, e ainda possui 57 artigos publicados; Guilherme Aguiar, pesquisador da Empresa Bioagri Ambiental, tecnólogo da Construção civil, solos e pavimentação pela UNICAMP;  e Gisele Fidelis Altoe, pesquisadora da Empresa Braskem, possui graduação em química pela Universidade Federal do Espírito Santo.

No horário das 10h30, houve a palestra "Empreendedorismo e a formação no ensino superior", apresentada pelo Prof. Dr. Aluir Dias Purceno - Universidade Federal de Minas Geral. O professor é graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Ouro Preto  (UFOP), Mestre em Engenharia Ambiental pela UFPO e doutor em Química Inorgânica pela UFMG.

Na parte da tarde, às 14h, houve outra mesa redonda, com o tema "Inovação na área da Química", composta pelos docentes: Prof. Dr. Sidney José Lima Ribeiro - Instituto de Química da UNICAMP -, que possui graduação em Bacharelado em Química pela UNESP Araraquara, mestrado e doutorado em Química Inorgânica pela UNESP-UFPE; Prof. Dr. Aluir Dias Purceno, que apresentou a palestra "Empreendedorismo e a formação no ensino superior"; e o Prof. Dr. Johnny Rizzieri Oliveiri, graduado em Física pela USP, mestrado e doutorado em Física pela USP.

Por fim, às 16h40, o evento foi encerrado, com os agradecimentos à todos os participantes em uma cerimônia de encerramento.

Para mais detalhes, acessem o site do evento:
E fiquem atentos para mais eventos aqui no blog!

domingo, 2 de novembro de 2014

[EVENTO] III Simpósio Integrado da Graduação e da Pós-graduação em Química.

Boa tarde, leitores! Nos dias 29 e 30 de outubro, aconteceu o III Simpósio Integrado da Graduação e da Pós-graduação em Química, no Campus da UNESP de São José do Rio Preto. O blog irá trazer a vocês as programações e eventos desses dois dias, ricos em palestras e apresentações de trabalhos realizados dentro da Universidade.



O evento tem como objetivo proporcionar uma reflexão aos participantes qual a importância e o papel da química na sociedadealém de discutir o papel do profissional da química em nível superior e promover uma interação entre empresa, indústria e universidade.

O tema central deste ano (2014) é "A Química e a sociedade", contando com palestras, mesa-redonda, apresentações de trabalhos, entre outras atividades.

O evento é realizado bianualmente, tendo como público alvo os docentes, discentes e funcionários da UNESP de diversos Campus, e de outras universidades, bem como ex-funcionários da área e ex-alunos.

O primeiro dia do Simpósio começou com a abertura, às 8h30 da manhã,  com a fala de diversos docentes e discentes que participaram da organização do evento. Em seguida, declarado aberto o evento, teve início a primeira palestra, com o tema "Caracterização de aerossóis atmosféricos de origem marinha na costa ocidental da Europa", com a Professora Doutora Cristina Oliveira - Departamento de Química e Bioquímica, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - que apresentou o conceito de aerossol, suas fontes, classificações e análises para o estudo de sua composição, apresentando também a metrologia nessas análises.

Professora Drª Cristina Oliveira.

Após um breve intervalo, às 10h40 foi apresentada uma palestra com o tema "Avaliação CAPES na Área de Química", com o Professor Doutor Adriano Lisboa Monteiro - UFRGS - que apresentou o papel da CAPES para a expansão e consolidação da pós-graduação no mestrado e doutorado, além de atuar na formação de professores da educação básica ampliando o alcance de suas ações na formação de pessoal qualificado na área da Química no Brasil e no exterior.


Professor Dr. Adriano Lisboa Monteiro
Mais tarde, às 14h, foram apresentados trabalhos, em forma de painéis, dos discentes realizados dentro das universidades



O discente Yuri Portela Vanzato, do campus de São José do Rio Preto, realiza sua iniciação científica com a síntese e avaliação da toxicidade de difenilpentanoides simétricos contra o vírus HPV. A substância é derivada da curcumina, que é encontrada no açafrão.


A discente Gabriela de Carvalho Alves, também do campus de São do Rio Preto, trabalha com a síntese e caracterização de derivados de quitosana para aplicação em terapia gênica não viral. A quitosana é um polímero derivado da desacetilação da quitina, um dos polissacarídeos mais abundantes do planeta (presente no exoesqueleto de artrópodes), e possui propriedades importantes que a tornam promissora para a terapia gênica não-viral.


Gisele Santos Silveira, da Pós-Graduação do campus de Prudente, tem seu trabalho na síntese e caracterização estrutural de nanopartículas do tipo core/shell (caroço/concha) ZnO@Cr pelo método de Rietveld, que tem como objetivo verificar as propriedades do material sintetizado, verificando também a sua eficiência como fotocatalisador, aplicações, e comparar com as propriedades do ZnO (óxido de zinco) fora do sistema core/shell.


Flávio Silva Rezende, Pós-Graduando em ensino de ciências por investigação (ENCi), na Faculdade de Educação (FaE/UFMG), realiza seu trabalho voltado na área da licenciatura, com o tema "Caracterização das imagens e atividades desempenhadas pelos cientistas: a visão de alunos do 1º ano do ensino médio", que objetiva verificar e analisar ilustrações, produzidas por 36 alunos do primeiro ano do ensino médio, sobre a visão que eles possuem do papel do cientista. O projeto também visa desmitificar o papel do profissional na área de ciências e a possibilidade da aplicação da História da Ciência.

Após os painéis, às 16h, contou-se com a apresentação oral de trabalhos selecionado, onde graduandos e pós-graduandos tiveram 15 minutos para apresentar suas pesquisas em suas universidades, abrindo uns minutos no final para perguntas da plateia. 

Para terminar o dia, às 19h houve a confraternização, onde docentes e discentes se encontram para conversar e se divertirem.

E assim terminou o primeiro dia!
Para mais detalhes de como foi o cronograma e as palestras, acessem o site do evento: