Páginas

quinta-feira, 22 de maio de 2014

XI SQA - Segundo dia!

O segundo dia da Semana de Química Ambiental, que ocorreu dia 20 de maio de 2014, contou com a I Mostra de Ciências, no horário das 8h às 12h. A Mostra tem a finalidade de despertar a curiosidade e o interesse pela área científica e mostrar, aos visitantes, a constante presença da ciência no cotidiano da sociedade, com a apresentação de experimentos das diferentes áreas da ciência, dirigidos por graduandos dos cursos de Química, Física, Matemática e Biologia da UNESP, campus de São José do Rio Preto (Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas). Seu objeto é promover a difusão em diversas áreas da ciência, além de contribuir na formação dos participantes, levando ao conhecimento de modo prático das disciplinas e também estimular o graduando no compartilhamento de conhecimento e divulgação de informações de sua área.





Das 10h20 às 12h também teve a Mesa Redonda, onde há debates referentes a um assunto específico. O tema da Mesa Redonda deste ano foi "Dentro e Fora da Graduação: Possibilidades de atuação em projetos que oferecem formação extra.", para mostrar os diferentes programas extras curriculares do curso da Química no campus. 

No horário das 14h às 18h, outros dois minicursos foram apresentados: "Química dos Materiais Funcionais: Síntese Assistida por Microondas, Avanços Tecnológicos e Sustentabilidade", pelo Prof. Dr. Diogo Paschoalini Volanti - Departamento de Química e Ciências Ambientais - UNESP - São José do Rio Preto, que aborda a importância do desenvolvimento de novos materiais para diversas aplicações, como sensores e catalisadores e meio ambiente e objetiva a a discussão de métodos de síntese destes materiais com destaque para o método hidrotérmico assistido por micro-ondas; e "Eletroquímica: Fundamentos e Importância na Química Ambiental", pela Profª Drª Silvia Maria Leite Agostinho, Universidade de São Paulo - USP, que trata o que se entende por eletroquímica, sua importância acadêmica, tecnológica, social e apresenta técnicas voltadas para controle e interesse ambiental.

Prof. Dr. Diogo Paschoalini Volanti
Profª. Drª. Silvia Maria Leite Agostinho

Este foi o segundo dia da XI SQA! Fiquem atentos para mais detalhes!
Acessem: http://www.eventos.ibilce.unesp.br/sqa/princ/
Créditos à comissão organizadora pelas fotos apresentadas!

terça-feira, 20 de maio de 2014

XI SQA (11ª Semana de Química Ambiental) !

Teve início ontem, dia 19 de maio de 2014, a XI Semana de Química Ambiental! Irei publicar informações sobre os eventos de cada dia para a sociedade estar por dentro da SQA. Além disso, espero que vocês todos possam participar nas próximas!
Obs: As postagens serão referentes a um dia antes.




A Semana de Química Ambiental (SQA) é um evento anual tradicional, realizado desde 2004 pelo Campus da UNESP de São José do Rio Preto (IBILCE), no noroeste do estado de São Paulo. Desde o seu início, o intuito do evento é a discussão de assuntos de interesses acadêmicos e sociais relacionados à área da química, complementando a formação do graduando.
A SQA é aberta e conta com a presença de discentes e docentes da UNESP (de São José do Rio Preto e outros campus) e de outras universidades. São Oferecidas palestras, minicursos, eventos sócio-culturais, como também a divulgação de trabalhos científicos. 
O tema da SQA deste ano de 2014 é "Sintetizando novos horizontes a partir da educação e tecnologia", englobando diversas atuações do profissional da química na atualidade.

O primeiro dia da Semana começou com a abertura oficial do evento, contando com docentes do ensino de química, discentes e pessoas de fora, que têm curiosidade e interesse sobre o assunto. Logo após a abertura, contou-se com duas palestras: "Responsabilidade Técnica e Ética Profissional", apresentada pelo Engenheiro Wagner Aparecido Contrera Lopes, gerente de fiscalização do CRQ-IV (Conselho Regional de Química), que dá enfoque nas responsabilidades e na ética que o profissional precisa ter e do papel da fiscalização em casos de negligência ou acidentes; e "Educação, processos de socialização no ensino superior e encaminhamentos profissionais: alguma relação?", apresentada pela Profª. Drª. Elaine Furlan – Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, que tem como objetivo estimular a discussão e a reflexão dos universitários a partir de alguns dados de pesquisas procurando sinalizar novos horizontes, tais como situações de integração das diversas áreas da Química e a licenciatura.

Na parte da tarde, dois minicursos foram apresentados (cada pessoa deve escolher um deles): "Cosmetologia", pela Profª. Drª Vera Lucia Borges Isaac  Faculdade de Ciências Farmacêuticas  Unesp, Campus de Araraquara, que aborda a definição e a classificação dos cosméticos, envolvendo também as classes de matérias primas que são e que podem ser utilizadas em cosméticos, além de também explicar o processo de avaliação da segurança do cosmético, da eficácia e da análise sensorial do mesmo; e "Cromatografia Líquida acoplada à Espectrometria de Massas: Aplicação em Química Ambiental", pela Profª. Drª Regina V Oliveira  Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, que tem como objetivos apresentar e discutir os conceitos básicos que envolvem o emprego da Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (LC) acoplada a Espectrometria de Massas (LC-MS e LC-MS/MS),com a apresentação de aplicações práticas da técnica para a determinação qualitativa e quantitativa de contaminantes em amostras de interesse ambiental.

E ao final do dia, contamos com um Coquetel para a confraternização dos integrantes da semana, como forma de união e comemoração do evento que está em sua 11ª edição.

Logo teremos mais novidades dos próximos dias!
Mais informações, acessem o site da semana: 
http://www.eventos.ibilce.unesp.br/sqa/princ/

Efeito Lotus (efeito autolimpante)

Boa tarde, curiosos e curiosas da ciência! Hoje iremos falar sobre o Efeito Lotusou efeito autolimpante. Em primeiro lugar, vocês têm de estar familiarizados com o conceito de "nanotecnologia".

A Nanotecnologia é um termo usado para se referir ao estudo de manipulação da matéria em escala nanométrica, ou seja, uma escala atômica e molecular. Um nanômetro equivale a um bilionésimo de metro, por conta desta escala minúscula, a nanotecnologia só pode ser manipulada em laboratórios e indústrias que possuem equipamentos de alta precisão.
Figura 1 - Representação de escala nanométrica referencial.

 As diversas aplicações desta tecnologia abrangem praticamente todas as áreas dos setores industriais e exigem conhecimentos na física, química, ciências biológicas, computação, engenharia de materiais, entre outras áreas para que o profissional tenha a capacidade de manuseio e manipulação do material.


Apresentado uma breve introdução a respeito da nanotecnologia, podemos dar início ao assunto do tópico:

A flor-de-lótus (Nelumbo nucifera) é uma das mais belas plantas aquáticas existentes. Nativa da Ásia, possui um significado religioso que representa a pureza espiritual e renascimento. Tal significado pode ser facilmente associado à característica hidrofóbica de suas folhas, que mantêm a planta limpa em seu habitat natural, que é sujo e empoeirado, o que enfatiza a sua "pureza". Na superfície das folhas, as gotas d'água são repelidas, deslizando pela estrutura da planta em forma de bolinhas. Assim, as folhas se limpam automaticamente, porque as gotas limpam, em sua passagem, a sujeira e bactérias presentes em sua superfície e faz com que a planta permaneça limpa e seca. A partir dessa característica, surgiu o conceito "efeito lotus", ou "efeito autolimpante".
Estudos foram realizados para esclarecer o fenômeno e concluiu-se que as características hidrofóbicas da flor se devem a suas estruturas micrométricas (rugosidade) e nanométricas (tapete de pelos), e são reforçadas pela composição química da folha que se assemelha à cera.


Figura 2 - Representação esquemática do efeito lótus.

Cada estrutura possui um papel para a característica hidrofóbica da planta. Ao observar a Figura 2, o ângulo que a gota forma com a superfície é um fator determinante para verificar a propriedade hidrofóbica. Se o ângulo formado for maior que 90°, a superfície será hidrofóbica (Figura 3).

Figura 3 - Representação dos ângulos de contato, onde "b" e "c" representam uma superfície hidrofóbica e "a" representa uma superfície com maior interação com a gota.

O ângulo de contato entre a superfície de contato das folhas da flor-de-lótus são de, aproximadamente, 140°, o que faz com que a planta seja uma ótima referência para este tipo de característica.

O efeito lotus tem sido uma inspiração para a criação de novos materiais, tais como pinturas, telhados, vidros e mesmo têxteis autolimpantes. A função é basicamente semelhante à da planta. Por exemplo, os revestimentos  (tintas, vernizes...) que, através de técnicas da nanotecnologia, tornou-se possível projetar estes materiais para apresentarem o efeito lotus. Assim, possibilitou-se obter veículos, janelas, louças sanitárias e tapetes autolimpantes, entre  outros materiais, reduzindo ou até dispensando a necessidade de lavagem. Analisando deste ponto, a criação desses materiais favorece no sentido ambiental, contribuindo para a economia de água.


Vídeo 1 - Carro revestido por pintura autolimpante.

Outras aplicações inovadoras podem ser destacadas: células solares revestidas com camadas autolimpantes, evitando acúmulo de sujeira, o que leva à durabilidade do material e não interfere na captação de radiação solar devido à rugosidade da camada, que é transparente à luz Ultravioleta; e tecidos criados para imitar o efeito lotus (Nano-Tex ®) e não possuem revestimento de superfície, porém suas fibras são nanoestruturadas que apresentam o efeito lotus.



Referências:
- http://www.olharnano.com/artigos/4001/63001/O-efeito-L%C3%B3tus-
-http://lqes.iqm.unicamp.br/canal_cientifico/lqes_news/lqes_news_cit/lqes_news_2006/lqes_news_novidades_744.html
http://www.cienciasparalelas.com.br/nanotecnologia-e-suas-aplicacoes/
- http://ciencia.hsw.uol.com.br/nanotecnologia.htm
- http://www.tecmundo.com.br/amd/2539-o-que-e-nanotecnologia-.htm

Imagens:
http://www.tnsolution.com.br/teste_site/wp-content/uploads/2012/05/info.jpg
- http://nanohoje.blogspot.com.br/2012/02/superficies-super-hidrofobicas.html
- http://www.cienciasparalelas.com.br/wp-content/uploads/2013/02/cp1.gif

Vídeo:
- https://www.youtube.com/watch?v=UwoGsCAKsxU

terça-feira, 6 de maio de 2014

Apresentação do blog "Química e Tecnologia"

Bom dia a todos! O blog "Química e Tecnologia" foi criado com o intuito de disseminar o conhecimento não só da química em si, mas também do seu uso na tecnologia. Além disso, o blog será bem interativo, procurando saber a opinião dos leitores para qual o tipo de material que será postado.
"Química e Tecnologia" contará com referências de outros sites e com a ajuda de estudantes da área de Química.
As atualizações serão feitas semanalmente, com conteúdos diversos que estejam ligados com o cotidiano da sociedade e com o desenvolvimento tecnológico, sem contar com entrevistas com docentes do Departamento de Química aqui do Ibilce (UNESP - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas).
O blog ainda está em desenvolvimento, portanto é possível que surjam novas ideias!


Fiquem à vontade para explorar o blog e sejam bem-vindos!



Daniel Felipe.